23/03/2009

A Terceira Onda


Nasce aqui o espaço criado pelo Grupo A Terceira Onda, o blog que será desenvolvido sob a orientação do Professor Paulo Roberto Botão; o propósito do Grupo A Terceira Onda é divulgar as informações com a máxima clareza seguindo as orientações do cronograma do trabalho que realizaremos na disciplina Introdução ao Jornalismo I, será um trabalho voltado para que as informações cheguem aos leitores do blog com entendimento no que está sendo pesquisado, e que seu formato possa vir a ser um veiculo de pesquisas para outros grupos. Queremos e desejamos que o blog siga com esse formato e propósito.

O conteúdo teórico que será apresentado ao longo deste semestre é de suma importância para o futuro do profissional do jornalista. Com ele conheceremos, através dos acontecimentos históricos, como surgiu nossa profissão e de que maneira iremos utilizar estes conhecimentos que fazem parte da evolução humana. A bagagem absorvida também servirá para nos tornarmos mais críticos, sempre com a certeza de que estamos em constante aprendizado.

Dessa forma realizar a observação dos veículos de comunicação que cada grupo pesquisará será uma forma perspicaz de trazer ao nosso conteúdo teórico muito do que se vê na prática. Sabemos que, infelizmente, nem sempre o jornalista é reconhecido pelo seu trabalho. Nós, que estamos iniciando agora um percurso acadêmico - que nos transformará em jornalistas - também temos a tarefa de tentar inverter, de alguma forma, essa concepção.
Somente observando, com ética e orientação técnica, podemos compreender melhor esse universo para apostarmos numa nova postura, que nem sempre depende apenas do profissional e sim do que a ele é oferecido.
PS: A Terceira Onda é um livro futurista escrito em 1980 pelo norte-americano Alvin Toffler. Neste livro, o autor sugere a formação de ondas civilizatórias determinadas principalmente pela matriz energética de cada período e a que leva o nome do livro é caracterizada pelo pós-industrialismo e pós-modernismo que o mundo passa a incorporar a partir da década de 1960. Nesse quadro, Toffler prevê a era da informação, a revolução científico-tecnológica em que o acesso à informação seria totalmente revolucionado. Diante disso, vemos que Toffler estava certo, hoje a formação de informação, ou seja, o jornalismo passa por uma mudança radical: a digitalização do mundo. Foi pensando nisso que tivemos a idéia para o nome do grupo; o desfio que nós, futuros jornalistas temos de enfrentar num mundo pós-moderno, no mundo da era digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário