02/04/2009

Jornalista de Limeira opina sobre a obrigatoriedade do diploma

"O jornalista é um educador também" - com esta frase, a jornalista limeirense, Júnia Mariano, de 37 anos - que atualmente é assessora de imprensa da Câmara Municipal de Limeira - definiu a sua posição quanto a não obrigatoriedade do diploma para exercer a função de jornalista. O recurso - que seria votado ontem, 1º de abril, no Supremo Tribunal Federal - foi adiado para o próximo dia 15, e promete criar mudanças radicais na imprensa do Brasil (veja matérias abaixo publicadas por Fernando Galvão).

Jornalista há 13 anos, formada pela Universidade de Alfenas, Minas Gerais, e pós graduanda do curso de "Gestão da Comunicação", na Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, Mariano afirma que a qualidade do que se é produzido pela imprensa será prejudicada, caso o diploma passe a não ser essencial ao jornalista: "O diploma lapida o profissional jornalista, que apura, em todos os casos, o peso das informações", diz.
Sérgio Murillo de Andrade, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), declarou, por meio da assessoria da Federação, que o adiamento do julgamento do recurso contra o diploma é decorrência da mobilização dos apoiadores do diploma, que, inclusive, está revertendo o clima do “já ganhou”, de empresários contrários a este exigência do diploma: “Mais uma vez os jornalistas, professores, estudantes e representantes da sociedade deram provas de capacidade de mobilização e combatividade em defesa do direito dos cidadãos à informação com qualidade”, disse.

Veja mais em: http://www.fenaj.org.br/.

Leonardo Belquiman, integrante do grupo "A Terceira Onda", é clicado por fotógrafos da globo.com durante a manifestação de ontem. Leonardo é o último rapaz da direita, com a camiseta da Unimep. Érica e Fernando estiveram acompanhando as manifestações também! Valeu, moçada!



por Ronald Gonçales

Nenhum comentário:

Postar um comentário