08/04/2009

Marcos no desenvolvimento do jornalismo

O desenvolvimento do jornalismo teve como marco inicial a revolução industrial, que dá início ao crescimento das metrópoles e assim nasce a necessidade de informação e conhecimento do novo, do que acontecia no espaço público. Outro fato importante foi o aperfeiçoamento dos suportes que levariam o conhecimento e as informações como o telégrafo, o rádio e a televisão que dariam impulso para ultrapassar novas fronteiras da tecnologia.

Nesse mesmo século o jornalismo tem outro ponto importante: o desenvolvimento dos mass media, que se dava, nesse momento o início da comunicação em massa, uma comunicação abrangente, para todos.

Com o aparecimento do penny press, cai o conceito de que o jornalismo só se interessa pelas notícias políticas e politizadas e dá início a um jornalismo comercial, voltado para a venda. Aqui, os jornais passam a ser produzidos como forma de obtenção de lucros aumentando a tiragem. Isso oferece à massa um novo produto: um produto que vende informações e não mais opiniões.


Apesar disso, o desenvolvimento da fotografia é fundamental para a modificação e aprimoramento do jornalismo. Neste contexto, concluímos que com a fotografia o real é tratado através de imagens, o que levaria o fato muito mais próximo do leitor, “garantindo” que aquilo aconteceu verdadeiramente.

Um comentário:

  1. Oi pessoal,

    Parabéns pelas mudanças de formatação. Ficou bem melhor.

    Abç,

    Botão

    ResponderExcluir