31/03/2009

Depoimentos de jornalistas a respeito da RE – Recurso Extraordinário – 911561

"Sou favorável ao diploma de jornalista. Ao mesmo tempo, vejo que seria muito importante regulamentar o estágio na profissão. Assim, muitos jovens teriam a oportunidade de atuar na legalidade e diversos talentos não seriam ceifados. Trabalhei durante anos na área sem ser jornalista profissional. Devo isso às pessoas que confiaram no meu trabalho e no meu caráter. Não estou cuspindo no prato que comi, mas vejo que, com a obrigatoriedade do diploma - e consequentemente a regulamentação do estágio a bagunça seria menor. Não haveria mais espaço para oportunistas e pessoas de má índole neste segmento profissional."
Eder Henrique
Diretor de Jornalismo
Rádio Difusora AM 650 e FM 102.3

"Sou a favor, aliás, totalmente e radicalmente, do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Nada contra quem escreve, os chamados articulistas. São formadores de opinião, fundamentais para a estrutura de um jornal, mas a técnica jornalística se aprende no âmbito acadêmico e na prática. Não poderia, na condição de jornalista, por exemplo, assinar um laudo de Engenharia ou uma petição para um juiz. São apenas alguns exemplos. Em resumo, acredito que cada profissional deve se especializar em sua área. Cada um no seu quadrado."
Luciana Carnevale
Jornal A Gazeta de Piracicaba


"A respeito da exigência do registro, primeiramente, é preciso separar uma coisa da outra. A não exigência do diploma não elimina a necessidade de formação. O que acontece é que sindicatos e universidades são os interessados na exigência do registro, porque eles atrelam isso diretamente à necessidade do indivíduo se formar (cursar uma universidade) e, assim, torna-se um potencial sindicalizado. Ou seja, são os dois setores com o maior interesse comercial sobre a exigência do registro, que, repito, eles atrelam à exigência do diploma. Acontece que a exigência do registro para exercer a profissão de jornalista nasceu num contexto de Ditadura Militar, com o intuito de "marcar" quem era jornalista, já que, com uma lei restrita de divulgação de opinião e informação, o governo militar precisaria ter cada vez maior controle sobre os jornalistas. Então, por favor, dizer que o registro é "defesa da democracia" é uma mentira, já que essa exigência nasceu justamente como forma de contrapor a democracia; nasceu em um regime de exceção, de ditadura. Agora, no que tange a questões trabalhistas, exigir o registro num momento de comunicação tão variada e expansiva como o atual é criar uma pasmaceira jurídica sem precedentes. Ou seja: você vai proibir professores de escrever em uma publicação jornalística; você vai restringir blogueiros?; quem poderá abrir um site?, apenas jornalistas? Enfim, a exigência do registro cria uma pasmaceira, um lamaçal trabalhista, uma situação incômoda, intransigente e anti-democrática. Estamos, no fim, falando do Artigo 19 da Declaração dos Direitos Humanos, que dispõe sobre a liberdade de "expressão e informação". Muitos vão argumentar, por exemplo, que "não-jornalistas" têm espaço em colunas de cartas e artigos como “colaboradores”, mas, espera aí, informação é apenas produzida por jornalistas? Não!, de forma alguma. Então, é por isso que sou totalmente contra a exigência do registro. Ao mesmo tempo, sou favorável à necessidade de formação. Eu, como um jornalista e que tenho que contratar jornalistas, costumo apenas contratar formados – com algumas raras exceções. Enfim, essa briga pelo registro que, tenho certeza, vai ser derrubada no Supremo, só interessa a professores universitários presos a uma briga sindical e de sindicalistas presos em sua necessidade de fortalecer uma entidade que há tempos não representa a categoria."
Erich Vicente
Jornal A Tribuna Piracicabana


"Sou estudante de jornalismo. Naturalmente, defendo o diploma. Mas não é uma defesa que se baseia apenas nos motivos particulares, é uma idéia que preza pela qualificação do serviço a ser prestado. Vejo o jornalismo como uma profissão fascinante e exigente. Vejo também que necessita cuidados extremos, pois é o principal elo entre o fato e a sociedade. Recordo que é através do jornalista que a sociedade forma opiniões, constitue fatos, enfim, compreende seu entorno. Fica claro, nestes breves argumentos, a necessidade do bom preparo, da boa formação e conhecimento de quem informa, do jornalista. E o curso universitário está para tal tarefa. Oras, se um médico ou advogado precisam de seus diplomas e formação, o jornalista está em igual posição. Pode-se discutir a maneira como as universidades tratam o curso, mas é inadmissível questionar sua validade. De que adianta saber utilizar microfones, câmeras e gravadores se não se tem a noção exata de suas finalidades? De que serve possuir uma voz abençoada se não se sabe utiliza-la? Jornalismo não é apenas exposição de idéias. É a exposição de fatos diante de uma sociedade. Esta sociedade tem regras, obrigações. Saber aplicar ao texto um "lead", saber até que ponto se deve respeitar um entrevistado, tudo é aprendizado. Para isso, está o curso de jornalismo. Caso o diploma seja declarado sem valor, teremos nos jornais um reflexo da sociedade: muita estética e pouca eficiência."
Leonardo Moniz, 5º semestre de jornalismo, Unimep.
TV Piracicaba, canal 5 Net

"Existem pessoas excelentes, na área. Mesmo sem o diploma de jornalismo. Como também há aqueles com diploma que, não tem ética, cultura e conhecimento. Minha maior preocupação é que, o jornalismo além de fonte de informação e também cultura e tudo mais. Uma palavra mal escrita, mal dita, mal empregada pode gerar grandes prejuízos, até prejuízos morais. Tivemos vários casos com repercussão nacional que, as "pessoas" só atrapalharam o trabalho da própria polícia, como, o caso Eloá e Escola de Base. Penso também que, isso é questão de índole, de personalidade e talvez, isso não se aprenda na escola, mas, no convívio familiar. Temo que, com a não obrigatoriedade do diploma, qualquer pessoa queira exercer a profissão. Quando digo, qualquer, quero dizer pessoas que, não tem habilidade com o português, não tem conhecimento, ética e cultura. Queiram apenas, ganhar dinheiro, aquele dinheirinho extra e dizer que, é jornalista, sem ter o básico para isso. E daí para onde vai, a real informação de forma imparcial? A credibilidade? Se pudesse votar, votaria a favor do diploma. Embora, alguns colegas, que respeito o trabalho, não tenham o diploma. Percebo que, hoje, o jornalismo para alguns é um rostinho bonito que, aparece na telinha. Veja, o grande número de modelos, mulheres de diretores que estão em evidência fazendo entrevistas? Jornalismo é algo sério. É informar a população dos acontecimentos e deixá-la julgar esses acontecimentos. E não querer "aparecer" diante das câmeras, mas, deixar a notícia ter mais destaque, do que, o próprio profissional."
Flavia Vieira
TV Beira Rio


"Eu, como jornalista profissional diplomado, logicamente sou a favor do diploma. Como a maioria das profissões regulamentadas, o jornalismo também precisa de uma formação acadêmica. Para ser um bom jornalista não é preciso, somente, saber escrever e/ou falar. É preciso muito mais, como ética, técnica de redação e, se possível, uma segunda língua, entre outros matérias que nem sempre aprendemos somente com a prática. Por isso, sou favorável à especialização acadêmica."
Erivan Monteiro
Editor de esportes e Marcas & Motores do Jornal de Piracicaba

"Com certeza, concordo em genero, número e grau com as palavras do Eri. Além disso, os "jornalistas" não diplomadas acabam tirando vagas e/ou emprego de profissionais que estudam e batalham, no minimo, quatro anos.... Desse jeito, o jornalismo poderá exercer a profissão de médico?????"
Leandro Bollis
Rádio Onda Livre AM

"Concordo com todos, sou formado em Comunicação Social - Rádio e TV pela UNIMEP e tenho meu diploma e não consigo emprego, pois existem pessoas que não são do ramo trabalhando na função, só por que fala bem ou sabe fazer outra função que poderia ser emprego de qualquer cidadão que luta por 4 anos para ter seu diploma. Se você tem o diploma você tem o seu direito. Se for assim, não deveria existir faculdade."
Vitor Prates

"Penso que não escolhemos, somos escolhidos pelo jornalismo e somente depois da iniciação (leia curso superior), estaremos pré-aptos a respeitar uma série de condutas que envolvem a confraria (leia profissão) e somente estaremos aptos quando olharmos para trás e afirmarmos que nunca caímos na tentação (leia presentinhos em troca de “favores”). Ser jornalista, no romantismo da profissão, é ser responsável e amante da informação. É mesmo como uma seita, onde fazemos pacto com a defesa dos direitos da sociedade. Ganhamos pouco, trabalhamos muito e defendemos a verdade com todas as forças. O diploma é nosso escudo e a palavra nossa espada. Sejamos dignos e defensores de nosso armamento!"
Alessandra Fraga
Assessora de Imprensa

Por Fernando Galvão

Um comentário:

  1. Antes de expressar minha opinão sobre a importância do diploma em qualquer profissão, quero parabenizar os alunos do primeiro semestre do curso de jornalismo da unimep.
    O blog a terceira onda, além de passar a vontade que cada um de vocês estão em se empenhar no curso, mostra o valor de um jornalista, traz o conhecimento particular de cada um, fico muito feliz em poder acompanhar o blog, parabéns.
    Quanto a discussão do diploma, é um absurdo que esse tema ainda esteja sendo protagonizado novamente, a importancia de um diploma se faz necessaria, é a concretização de um processo de aprendizado de cada universitário, que se dispoe a ser jornalista ou médico, veterinario, professor, enfim e o ciclo de um aprendizado e dedicação.
    É claro que como em todos os curso existem aqueles que estão na universidade apenas para garantir uma posição de estatus, isso é real, existem também o jornalista por opção que escrevem, fazem fotos, edição, é preciso respeitar o espaço de cada um, mas a garantia do diploma torna o profissional valorizado, clasiificado na faixa salarial correta, enfim, garante o respeito do profissional jornalista. Acredito que essa discussão torna a visibilidade do curso ainda maior e promete mexer comas estruturas de muitas pessoas, o que importa e ser um bom profissional, respeitar e ser reconhecido pelo seu desempenho e trabalho realizado

    ResponderExcluir