08/05/2009

Conceito de interesse público e informação jornalística

A sociedade - assim como o jornalismo – vem, ao longo do tempo, sofrendo mudanças em sua história com pontos importantes para se fazerem conjuntas, traçando caminhos a serem seguidos.

O jornalismo, por sua vez, vem sendo muito modificado devido às mudanças sociais e tecnológicas. Já a sociedade é moldada pela mídia e imprensa comercial que tratam as informações e a vida como se fossem um show, deixando ofuscada a informação real, séria e responsável, que poderiam fazer com que o indivíduo tivesse uma visão mais crítica e pudesse discutir com conteúdo os problemas que fazem o real interesse público.

No dicionário, público significa: “Do, ou relativo, ou pertencente, ou destinado ao povo, à coletividade”. Programas de entretenimento jornalísticos, muitas vezes, invadem a vida privada de determinados nomes da mídia, expondo estes a cenas surreais de vida, como se isto fosse realmente de interesse público.

Interesse público tem que trazer ao receptor o conhecimento que seja vital para a sua vida. Os debates sobre a política, a cultura, a educação, nem sempre são abordados da forma como realmente deveriam pelo jornalismo brasileiro. Um exemplo disso, atual, é a anulação da obrigatoriedade do diploma para exercer a função de jornalismo, que estava tramitando no Supremo Tribunal Federal. Pouco vimos na TV, rádios, revistas ou jornais sobre o assunto. Ora, e a proposta do debate público, de permitir que tenhamos uma opinião sobre esse assunto, seja ela contra ou favorável?

As informações, muitas vezes, acabam sendo censuradas ou maquiadas pelas leis de mercado. A mídia vem construindo, ao longo do tempo, o gosto do público através da sua posição que é condicionada pelo interesse também do mercado - e nem sempre pelo interesse público; assim não podemos entender que o interesse público seja um norteador dentro dessa esfera jornalística. Talvez se a imprensa mostrasse interesse e compromisso com o jornalismo ético, de postura intelectual honesta e padrões técnicos, pudéssemos ver uma transformação nesse cenário. Neste contexto, a sociedade entraria também em um ciclo de transformações, podendo mudar o que se tem por interesse.

Como sugere o texto “Conceitos e Histórias” de Felipe Pena, nem sempre o que é trazido à esfera pública seja, de fato, de interesse público; justamente por isso a informação jornalística passa por uma série de seleções que andam de acordo com os interesses dos meios de comunicação em que são produzidas.

Contudo, uma grande responsabilidade desse universo é do próprio espectador, que recebe essas informações e se considera satisfeito, não visando mudanças nesse panorama.
Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário